Regras da Área
Tsuket mania :: Fan Area :: Fan-Fics
Página 1 de 1
Regras da Área
Manual do Novato
- Spoiler:
- Manual do FanFicter
PARTE I
1. Apresentação
2. O início
3. Descrição - Parte 1
4. Descrição - Parte 2
5. Narração - Parte 1
6. Narração - Parte 2
7. Estrutura de diálogo
8. Exercício parcial
PARTE II
9. Adicionando ornamentos
10. Add-ons
11. Formatação
12. Exercício Final
1. Apresentação
Seja bem vindo ao maravilhoso mundo da escrita e da leitura. Cada pessoa tem em
sua mente uma idéia capaz de revolucionar o mundo, mover sentimentos ocultos e
até mesmo separar quem era inseparável. Uma palavra as vezes pode simplificar
mais que mil imagens. Se você decidiu por se aventurar neste universo tão
fantástico, não se acanhe e deixe suas idéias fluirem. Deixe-as criarem o
caminho para a floresta da imaginação, e guiar as pessoas para um lugar
desconhecido, onde até mesmo os mais profundos devaneios podem se tornar
realidade.
2. O início
Para ser um FanFicter, é necessário escrever uma história. E assim como todo
Ficter, cada história é única, e preserva em suas palavras os traços do
escritor. E nesse ponto devemos destacar que o Ficter deve pesar cada palavra
empregada, revelando seu estilo sem causar situações embaraçosas ou
problemáticas. Por exemplo, o Ficter pode ter em seu vocabulário palavras de
uso comum do seu local de vivência (gíria) que podem não ser entendidas por
pessoas de outras localidades. Então ele deve saber escolhê-las e encontrar um
modo de fazer com que todos possam entender. Outro caractere a ser pesado é
quanto ao uso de palavras ofensivas, preconceituosas e xingamentos.
Em geral, a escrita é realizada diretamente no computador, usando editores de
texto como o OpenOffice® e o Microsoft Office Word® e Notepad (Bloco de
notas)®. Há também quem prefira seguir a moda antiga, primeiro redigindo em
papel e depois transferir para o computador. Para este tutorial, usaremos o
Word, na versão 2007.
3. Descrição - Parte 1 >> Descrição física
Um dos principais elementos de um texto é a Descrição. A descrição é o
artifício que torna a história viva. Você pode perceber, que ao ler uma
história com uma descrição bem rica, pode-se sentir dentro da história,
vivenciando cada segundo e interagindo com os personagens. Vamos ao primeiro
exercício: Observando a imagem abaixo, crie uma lista com todas as palavras que
vierem à sua mente, e que lembrem a imagem a seguir:
Observando a imagem do cubo de gelo no início desse capítulo, podemos listar
palavras como: quadrado, gelado, frio, gostoso, fresco, escorregadio, dor,
calor [existem outras, mas tomemos essas como exemplo]. O próximo passo é
separar essas palavras pelo que elas tem em comum.
>> Palavras que expressem sensação física: frio, calor, fresco, gelado,
dor
>> Palavras que expressem ações: escorregadio
>> Palavras que expressem sensação subjetiva (mental): gostoso
>> Outras palavras: quadrado
Com as palavras selecionadas é possível escolher qual grupo se encaixa melhor à
situação em que estamos escrevendo. O próximo exercício irá comprovar essa
teoria: construa um parágrafo com cerca de 6 linhas em que neste paragrafo
esteja a descrição física da seguinte figura:
4. Descrição - Parte 2 >> Descrição Subjetiva
Chegamos numa parte importante. Uma das qualidades de um Ficter é saber se
expressar. A expressão da subjetividade é a capacidade de colocar no papel os
sentimentos de uma determinada situação. Então vamos exercitar isso um pouco.
Imagine a seguinte situação: você caminha distraído pela calçada. Então de
repente esbarra em outra pessoa. Uma pessoa fantástica, que olha pra você e
sorri. O que você sentiria? Feche os olhos e tente imaginar. Se por acaso você
está solteiro(a) e no primeiro olhar nasce um sentimento? Como seria? Pra te
ajudar, observe a minha descrição: "Quando eu a vi, não sei, me senti
quente, meu coração acelerou e as pernas amoleceram. Tentei falar com ela,
pedir desculpas mas a voz não saia. Achei que ela fosse se zangar. Mas ao invés
disso, deu um sorriso, que me deixou sem ação [...]". Conseguiu captar um
sentimento ai? Sim, estamos falando de uma paixão, e até mesmo um possível
amor. As vezes não é fácil se expressar, principalmente se o Ficter for uma
pessoa fechada, que não tem facilidades para se expressar. Mas isso não é um
impecílio. Pesquisas na área da Psicologia, revelaram que essas pessoas não tem
tanto problema pra escrever, necessitam apenas de treino. E é o que vamos fazer
agora.
Este exercício será dividido em 3 partes. Na primeira vamos vencer a barreira
da vergonha.
Parte 1: Sim, a vergonha pode aparecer até mesmo numa história. Um Ficter não
deve ter medo nem vergonha do que escreve. E muito menos deixar isso implícito
no meio das palavras. Apenas pense que você é um ser humano, e seres humanos
tem emoções e sentimentos. Pelo menos durante a escrita, deixe isso aflorar.
Isso vai mais parecer um exercício psicológico do que de escrita, mas é
necessário. Feche os olhos de novo e esvazie a mente. Esqueça de tudo, de tudo
que há em seu redor. Ouça sua respiração. Faça isso até se sentir preparado.
Parte 2: Agora pense numa pessoa que você goste. Coloque esta pessoa em sua
mente e olhe apenas para ela. Então escreva uma lista com todas as palavras que
vem à sua cabeça enquanto pensa nela. Deixe tudo sair, não guarde nada. Quando
achar que a lista está boa, passe para a pŕoxima parte.
Parte 3: Agora vamos escrever um parágrafo onde todas essas palavras se
encaixem. A situação tema fica com você. A única exigência é que você use mais
palavras subjetivas (sentimentos) e não só descrição física. Escreva no máximo
6 linhas.
Interessante, não é? O que nossa mente é capaz de fazer. Podemos dizer que você
já deve ter melhorado uns 40% se seguiu tudo à risca até agora. Agora o
exercício final para encerrarmos a parte de Descrição: o ambiente. No ambiente,
tanto a descrição física quanto subjetiva são necessárias. A física diz como o
local é. E a subjetiva conta como você ou o personagem se sente estando naquele
local.
Então vamos unir tudo o que foi visto até agora.
Escreva um parágrafo de no mínimo 5 linhas e no máximo 10 linhas. Neste
parágrafo você é Pedro, um garoto que irá pescar com seu pai pela primeira vez.
Você deve contar uma determinada cena dessa história (não a história toda).
Você pode escolher sobre qual cena quer escrever; pode ser a partida, a chegada
ou qualquer outra ocasião. Boa sorte!
5. Narração - Parte 1: Quem
Antes de começarmos esta parte, vale lembrar que narração e descrição sempre
caminham juntas. Ao contar um fato, você sempre recorrerá à descrição. Mas
vamos lá.
A primeira parte da narração é decidir o quem. E existem dois "quem"
pra serem decididos: quem contará a história e quem participará da história.
O narrador
Cada uma das histórias que lemos, ouvimos ou
escrevemos, é contada por um narrador. Nos exercícios de leitura, na escrita, e
até mesmo na elaboração de obras literárias, é fundamental a preocupação com o
narrador.
A grosso modo, podemos distinguir três tipos de
narrador, isto é, três tipos de foco narrativo:
- narrador-personagem;
- narrador-observador;
- narrador-onisciente.
O narrador-personagem conta na 1ª pessoa do singular (EU) a história da
qual participa também como personagem.
Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de
contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais, que ele
expressa durante a narração. Essa proximidade com o mundo onde a história se
passa revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia saber, e ao
mesmo tempo, essa mesma proximidade faz com que a narrativa seja parcial, ou
seja, os pontos de vista apresentados são de uma única pessoa e não de um todo.
O narrador-observador conta a história sem participar dela, na 3ª pessoa
do singular (ELE). Ele conhece todos os fatos e por não participar deles, os
apresenta com certa neutralidade, tratando os fatos e os personagens com
imparcialidade. Não tem conhecimento íntimo dos personagens nem das ações
vivenciadas. Este tipo de narração não é tão utilizado.
O narrador-onisciente também conta a história na 3ª pessoa do singular,
mas, às vezes pode participar narrando trechos em 1ª pessoa. Ele conhece tudo
sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das
personagens, conhece suas emoções e pensamentos.
Ele é capaz de revelar suas vozes interiores,
seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Assim o enredo se torna plenamente
conhecido, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu
futuro e suas conseqüências. Este é o tipo de narração mais utilizado.
Os personagens
Os personagens são os participantes da história.
Eles podem agir, falar, pensar ou até mesmo não fazer nada, apenas figurar,
como num filme. Existem alguns tipos de personagens que são mais usados que
outros. Veremos os tipos principais agora.
Personagem principal: é o centro das atenções. A história se passa com ele atuando o
tempo todo ou na maior parte dele. O personagem principal nunca morre, desaparece
para sempre, ou deixa de existir. Pode ser único ou uma dupla ou casal.
Personagem sub-principal: um tipo "novo" de personagem que surgiu, onde eles
seguem o personagem principal quase o tempo todo, e em alguns momentos tem
atuação solo. Um exemplo clássico é visto na série Harry Potter, onde o garoto
Harry, que é o personagem principal, é ladeado por dois amigos inseparáveis que
o acompanham a quase todos os lugares.
Personagem secundário ou co-adjuvante:
são personagens que aparecem e tem ações em determinadas partes da história, e
não o tempo todo. Aparecem de vez em quando ou apenas uma vez.
Personagem terciário ou figurante: são personagens sem importância, que
aparecem em apenas alguma cena e não tem nenhuma função ou participação
específica na história.
Uma observação sobre os personagens: Eles definitivamente são uma das partes mais importantes em uma história. Não importa qual seja o tema, devem existir os personagens para dar vida ao texto.
Então, nas fics os personagens tambem devem existir.
Mas existem certos tipos de "regras" para se criar um personagem.
Bem, todos aqui, gotam de animes, seriados ou filmes. E eu não estou mentindo ao dizer que, cada um, se identifica com pelo menos um personagem. Seja fisicamente, ou no mesmo modo de pensar.
Eu por exemplo, me identifico com o Tsunayoshi Sawada, de Katekyo Hitman Reborn (Eu=Logan)
Então, é sempre uma ótima ideia, você criar personagens que tenham caracteristicas que farão com que os leitores vão se lembrar dele mais tarde.
Para a criação de um bom personagem, você deve atribuir a ele caracteristicas que, o façam se tornar um personagem inesquecivel. Algo que todos queiram ser algum dia. Voltando ao exemplo do Takamura.
-Porque eu me identifico com o Takamura?
Bem, por dois motivos que serão explicados agora.
Todo personagem, tem aquela caracteristica que lembra alguma caracteristica do leitor, e tem uma segunda caracteristica, que é aquela que o leitor gostaria de ter. Então, respondendo a pergunta:
-Eu gosto do Takamura pois, assim como eu, ele tem um lado engraçado, meio bobão. Aquele tipo de pessoa que veio ao mundo para fazer os outros rirem. Mas que, nos momentos certos, sabe ficar sério, e dar valor as coisas.
E o outro motivo porque eu gosto dele, é porque eu gostaria de ter a mesma força surreal que ele tem, e também, o jeito "cara-de-pau" dele, de falar coisas indevidas na frente dos outros, sem se sentir constrangido depois.
Então, os personagens devem ter aspectos, que podem lembrar o leitor de si mesmo, ou fazer com que o leitor pudesse ser que nem o personagem.
Então diga, com qual personagem de anime/seriado/filme você se identifica? Por quais motivos?
E mais uma coisa. Todos os personagens devem ter vantagens e desvantagens, pois todos tem seus defeitos . Fazer um personagem extremamente forte, sem nenhuma fraqueza, faz com que a história seja chata, pois todos saberão o que ele vai fazer, tudo o que vai acontecer. Em outras palavras, o personagem se torna previsivel. E personagens previsiveis são personagens chatos.
Então, é sempre bom o seu personagem ter algum tipo de vantagem e desvantagem.
Um exemplo, é o Seiya, de Cavaleiros do Zodiaco.
O Seiya tem como vantagem ser corajoso, persistente. Mas a sua desvantajem é, o fato de ser fraco. (Fãs de CDZ, não me matem.)
6. Narração - Parte 2: Onde/Quando
Outro fator a ser lembrado na narração é o
espaço físico e temporal. Nessa parte a descrição é fundamental. Porque cada
detalhe pode dar uma característica peculiar em cada cena. Geralmente começa-se
a história contando do lugar onde ela se passará (ou pelo menos a maior parte
dela) e também o tempo (se na antiguidade, presente ou futuro).
Deve-se tomar cuidado, para não misturar espaços
e tempos numa mesma história, por que se não, pode haver confusão e isso tirará
a atenção do leitor. Praticaremos melhor essa parte no exercício parcial.
7. Estrutura de diálogo
Numa obra escrita, os diálogos na grande maioria
das vezes é inevitável. Escrever um diálogo é simples, mas requer um pouco de
atenção. A forma como colocamos os diálogos no papel é muito importante, pois a
organização é fundamental. Neste tutorial, mostraremos o esquema de diálogo
padrão.
Para falas comuns, inicia-se com o travessão (-)
e um traço simples para separar a fala da explicação. Por exemplo:
-Ricardo, pare já com isso! - disse Karina com
firmeza.
Para pensamentos, usa-se as aspas (") e um
traço simples para separar o pensamento da explicação. Por exemplo:
"Será que estou ficando louco?" -
pensou Harry consigo mesmo.
8. Exercício parcial.
Bem, chegamos no momento mais importante até
aqui. Hora de colocar em prática tudo o que foi dito.
Construa uma história de até 200 linhas com o
seguinte tema:
"Você estava entrando em um elevador,
quando de repente..."
Use tudo o que você aprendeu até agora e boa
sorte. Não esqueça de postar a história para conferirmos.
- Spoiler:
- . Adicionando ornamentos
Em uma produção textual, é comum observarmos certos detalhes que, quando usados da maneira correta e no tempo certo, proporcionam uma experiência de leitura mais aprimorada e com mais riqueza de detalhes. Os ornamentos mais utilizados são as onomatopéias, a escrita maiúscula (que denota um tom agressivo na fala) e as citações de trechos de outras obras. Veremos cada uma delas agora.
a) Onomatopéias: são palavras que representam os sons que nós ouvimos, os chamados efeitos sonoros. Uma explosão, teria como onomatopéia as palavras "Bum" ou "Boom", dependendo do gosto do escritor. Uma coisa importante, é que a onomatipéia segue duas regras: a primeira é que ela sempre vem seguida de um ponto de exclamação "!", pois este sinal de pontuação eleva o nível de sensação durante a leitura; a segunda é que a onomatopéia vem em separado na frase. Pode ser por pontos ( . / ... / ; ) ou por chaves "[]", neste caso, em outra linha. Vejamos o exemplo:
"O avião seguia descontrolado pelo céu, desenhando gravuras mortais no céu na medida que caía. Então, num instante fugaz, ele desceu em queda livre, rumo ao chão. Segundos o separando da morte. Três... dois... um...
[Bum!]"
Lembre-se: tome cuidado para usar as onomatopéias no momento certo. Uma dica é você escutar o barulho e escrever algo que lembre o barulho pra você. Mas tem que ser algo que todos entendam.
b) Escrita maiúscula: "O QUE VOCÊ PENSA QUE ESTÁ FAZENDO?!" Percebeu algo interessante nessa frase? Na vida cotidiana, as vezes alteramos o tom de vóz para expressar como estamos nos sentindo naquele determinado momento. Na escrita também é assim. Os personagens não precisam (e nem devem) ser bonzinhos e calmos o tempo todo. As vezes eles se exaltam, perdem a paciência, zangam-se. E para esse tipo de expressão, usamos a escrita com letra maiúscula.
Lembre-se: ninguém grita o tempo todo. Use este recurso apenas na cena em que você estiver escrevendo, e não na história toda.
c) Citações: em determinados pontos da história, você pode se lembrar de um trecho de um livro, ou de uma novela ou filme ou até mesmo de uma pessoa comum. Se isso lhe ajudar a enriquecer a história, você pode citar essa frase ou trecho, desde que, forneça a fonte, ou seja quem escreveu ou disse. Por exemplo:
"Lá estava eu, no meu quarto, olhando pro teto desolado. E minha mente vagava... Ser ou não ser, eis a questão¹..."
Percebeu o pequeno sinal (¹) no final da frase? Isso é o sinal padrão de citação indireta, que é usado na escrita não acadêmica. Isso significa que você usou essa frase de outra pessoa. É importante que, no fim da história, você diga de quem é a frase. Por exemplo:
(...) e assim, fechei os olhos e adormeci.
¹ Willian Shakespeare
Lembre-se: para cada citação, deve-se usar um número diferente.
10. Add-ons
Chegamos à parte final do Guia. Neste capítulo veremos o uso dos estrangeirismos.
Numa produção de texto, pode-se utilizar frases em outra língua, desde que postada a tradução na frente. E por medidas de melhor visualização, este recurso usa a seguinte formatação:
[Conversa no telefone]
-A-alô?
-Bonne nuit. Je peux parler avec M. Paul? - Boa noite. Posso falar com o Sr. Paul?
*Uso de sotaques: também faz parte dos estrangeirismos o uso de sotaque da língua. Afinal, na vida algumas pessoas que se mudam do seu país e ficam em outro por muito tempo podem aprender a língua local, mas não perdem totalmente o jeito natural de falar, o sotaque. Por exemplo:
"-Quem é você? - perguntei me levantando e batendo a roupa.
Os olhos também subiram e revelaram uma silhueta magricela e meio coberta de terra. Ele tinha a mesma altura que eu. Sim. Era um garoto.
-Obr-rigado, seria melhorr resposta, non? - disse ele."
Lembre-se: não use estrangeirismos o tempo todo, pois deixa a leitura cansativa.
11. Formatação
Este capítulo é apenas uma dica sobre a formatação geral, pois esta fica à critério do autor.
Em geral, usa-se as seguintes normas:
* Alinhamento: justificado
* Espaçamento entre as linhas: simples
* Tamanho da fonte (texto): 12
* Tamanho da fonte (título): 14
* Palavras estrangeiras e recursos de escrita (poderes, feitiços, jutsos e etc.): uso do itálico
12. Exercício Final
Bom, chegou a hora de colocarmos tudo na prática. Se for preciso, revise tudo o que foi dito antes aqui.
Construa um texto narrativo-descritivo de no mínimo 70 linhas e máximo de 250 linhas com o seguinte tema: Aventura na selva.
Use sua criatividade e tudo o que você aprendeu até agora.
Boa sorte. Não esqueça de postar a história para conferirmos. Qualquer dúvida, mande MP para nós(Staff).
Palavras finais: escrever é um ato único e produz uma sensação indescritível. Viajar pelo mundo das letrinhas não só enriquece a mente e a alma, mas proporciona uma viagem fantástica por um mundo novo e jamais visto. Aventure-se sempre na leitura.
Esperamos que este guia possa ajudar a torná-lo não apenas um escritor, mas também um Criador de Mundos de Sonhos.
Como ja dito antes, escrever é realmente anlgo único. É a hora em que, você pode se expressar, dizer como gostaria que as coisas fossem narealidade. Você coloca o seu jeito de pensar, em um texto. Todas as ideias que você tem...escrever é o jeito que você pode fazer algo impossivel se tornar real, pelo menos para os outros.
Que esse tutorial possa ajudar a todos, como me ajudou bastante.
- TODAS as fics devem conter uma tag com o gênero da mesma. Se sua fic é de comédia, você vai colocar '[Comédia]Nome da Fic'. Isso é apenas uma questão de organização. O autor que não tiver colocado a tag com o gênero será avisado (provavelmente no tópico da fic). Se o próprio não editar (ou não pedir a um mod/adm para que edite caso não consiga) no prazo de 1 semana, a fic será arquivada sem mais nenhum aviso.
- Toda fic deve conter uma área de comentários. Funcionará como a parte de gênero: '[Comentários]Nome da Fic'. É apenas por questão de organização. O autor que não criar o tópico de comentários será avisado apena suma vez. Caso ele não crie o tópico no prazo de 1 semana, a fic será arquivada.
- O usuário que não comentar na área de comentários será avisado. Se ele repetir o erro, será punido.
- Fics one-shot devem ter a Tag 'One-Shot' e o Gênero. Caso contrário, se isso não for ajeitado no prazo de 1 semana, a fic será arquivada.
- Quanto as áreas para autores específicos, eu apagarei todas que não forem usadas e arquivarei as fics. Caso você queria sua área de novo, terá que ter paciência.
- Ainda sobre as áreas específicas, todo mês eu vou avaliar as fics dos usuários. Aqueles que estiverem postando bastante e não estiverem desobedecendo nenhuma regra, terão sua própria área.
- O leitor não é obrigado a comentar, mas é sempre bom dar um apoio.
Tópicos semelhantes
» Regras da Área de Comparações de Bleach!
» Maicon ta na area!!!!!!!!!!!!!
» Obito-Kun na área
» Sugestão : Área de Entrevistas
» Sugestão: area de aniversários
» Maicon ta na area!!!!!!!!!!!!!
» Obito-Kun na área
» Sugestão : Área de Entrevistas
» Sugestão: area de aniversários
Tsuket mania :: Fan Area :: Fan-Fics
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos